Google+ William Blake - poesia & pintura fantástica | A Pirâmide de Kukúlkan

O último reduto onde os Asseclas do CONCLAVE encontram-se...

William Blake - poesia & pintura fantástica

William Blake (Londres, 28 de novembro de 1757 — Londres, 12 de agosto de 1827) foi um poeta, pintor inglês, sendo sua pintura definida como pintura fantástica, e tipógrafo.
Poeta e artista plástico inglês. Combinou as linguagens literária e visual numa obra marcada por forte misticismo e erotismo.
Com raras exceções, a personalidade complexa de William Blake tornou impossível a compreensão de sua obra pelos contemporâneos. Foram os pré-rafaelitas, no final do século XIX, os primeiros cultores de sua obra. Desde então Blake passou a ser visto como um profeta, primeiro pelos simbolistas e depois pelos surrealistas, que nele admiraram a estranha ligação entre erotismo e misticismo.

Infância


Blake nasceu na “28ª Broad Street”, no Soho, Londres, numa família de classe média. Seu pai era um fabricante de roupas e sua mãe cuidava da educação de Blake e seus três irmãos. Logo cedo a bíblia teve uma profunda influência sobre Blake, tornando-se uma de suas maiores fontes de inspiração.
Desde muito jovem Blake dizia ter visões. A primeira delas ocorreu quando ele tinha cerca de nove anos, ao declarar ter visto anjos pendurando lantejoulas nos galhos de uma árvore. Mais tarde, num dia em que observava preparadores de feno trabalhando, Blake teve a visão de figuras angelicais caminhando entre eles.
Com pouco mais de dez anos de idade, Blake começou estudar desenho e a estampar cópias de desenhos de antigüidades Gregas comprados por seu pai, além de escrever e ilustrar suas próprias poesias.

Aprendizado com Basire


Em 4 de agosto de 1772, Blake tornou-se aprendiz do famoso estampador James Basire. Esse aprendizado, que estendeu-se até seus vinte e um anos, fez de Blake um profissional na arte. Segundo seus biógrafos, sua relação era harmoniosa e tranqüila.
Dentre os trabalhos realizados nesta época, destaca-se a estampagem de imagens de igrejas góticas Londrinas, particulamente da igreja Westimnster Abbey, onde o estilo próprio de Blake floresceu.

Aprendizado na The Royal Academy


Em 1779, Blake começou seus estudos na The Royal Academy Of Arts, uma respeitada instituição artística Londrina, onde aprendeu os estilos convencionais de gravura, de que tiraria grande partido.. Sua bolsa de estudos permitia que não pagasse pelas aulas, contudo, o material requerido nos seis anos de duração do curso deveria ser providenciado pelo aluno.
Este período foi marcado pelo desenvolvimento do caráter e das idéias artísticas de Blake, que iam de encontro às de seus professores e colegas.

O casamento


Em 1782, após um relacionamento infeliz que terminou com uma recusa à sua proposta de casamento, Blake casou-se com Catherine Boucher. Blake ensinou-a a ler e escrever, além de tarefas de tipografia. Catherine retribuiu ajudando Blake devotamente em seus trabalhos, durante toda sua vida.

Vida artística


Seus primeiros versos foram publicados em Poetical Sketches (1783; Esboços poéticos).
Entre 1783 e 1803 Blake viveu exclusivamente de seus talentos artísticos. Nos anos seguintes foi subvencionado por vários mecenas, produziu ilustrações para uma biografia de Cowper e criou alguns de seus poemas mais originais. Retornando a Londres em 1803, associou-se a outro artista num negócio de produção de gravuras. Lesado pelo sócio, atravessou um período difícil, mas em 1809 reagiu ao desânimo, realizando uma exposição de suas pinturas e desenhos. A escassa ressonância da exposição decepcionou-o.
O período de 1810-1817 é de relativa obscuridade na vida de Blake, que viveu da venda de cópias de seus livros ilustrados. Em 1825, gravou as ilustrações do Book of Job (Livro de Jó), sua obra artística mais célebre. Chegou a produzir ainda cem aquarelas para a Divina Comédia de Dante Alighieri - trabalho interrompido pela sua morte - além de títulos de grandes artistas britânicos de sua época. Muitos de seus trabalhos foram marcados pelos seus fortes ideais libertários, principalmente nos poemas do livro Songs of Innocence and of Experience (“Canções da Inocência e da Experiência”), onde ele apontava a igreja da inglaterra e a alta sociedade como exploradores dos fracos.
Apesar de seu talento, o trabalho de gravador era muito concorrido em sua época, e os livros de Blake eram considerados estranhos pela maioria. Devido a isto, Blake nunca alcançou fama significativa, vivendo muito próximo à pobreza.

Breve avaliação de sua Obra


Não é possível dissociar a poesia de Blake de sua obra gráfica e plástica. Uma das singularidades pelas quais se distinguiu foi ter editado suas obras poéticas ilustradas por ele mesmo, pelo processo que denominou illuminated printing (gravura iluminada).
Como artista, Blake é considerado um maneirista, com um estilo de transição entre a dissolução das formas clássicas e o romantismo. Como poeta, é um dos maiores nomes do pré-romantismo inglês. Seus primeiros poemas de importância são os Songs of Innocence (1789; Cantos de inocência), cujos modelos básicos foram as baladas populares e as nursery rhymes (cantigas de ninar) anônimas. Em 1794, os Songs of Innocence foram editados juntamente com os Songs of Experience (1794; Cantos de experiência). Os dois livros, segundo Blake, exprimiriam “estados contrários da alma humana”. Entre as duas coletâneas de Cantos foram escritas obras em prosa e poemas narrativos. The Marriage of Heaven and Hell (1790; O casamento do céu e do inferno), sua mais importante obra em prosa, cujo título deriva dos escritos de Swedenborg, contém a “doutrina dos contrários” de Blake: o bem e o mal, a alma e o corpo. Segundo ele, “sem contrários não há progresso”. A obra culmina com um “Song of Liberty” (“Canto de liberdade”), hino de fé nas revoluções, celebradas em The French Revolution (1791; A revolução francesa) e America, a Prophecy (1793; América, uma profecia), poemas narrativos que exaltam a libertação trazida pela revolução francesa e a americana. Outra revolução, a sexual, é defendida em Visions of the Daughters of Albion (1793; Visões das filhas de Albion). Blake acreditava que os prazeres sexuais eram santos e que através deles se atingia uma nova pureza, a da inocência.
Os principais livros posteriores de Blake, como The First Book of Urizen (1794; O primeiro livro de Urizen), foram escritos em imitação do estilo bíblico, formando uma espécie de bíblia negra, que ele denominou “Bible of Hell” (Bíblia do inferno). São revelações estranhas, ao modo de Swedenborg, sobre o tema cósmico da criação, onde o Criador é identificado com um “poder obscuro”.
A fase final de Blake é a mais profundamente mística, com poemas épico-proféticos como The Four Zoas (1797; Os quatro Zoas), Milton (1808), The Everlasting Gospel (1818; O evangelho perene), e Jerusalém (1820), complicadas mitologias poéticas em que se anuncia a redenção da humanidade em uma “nova Jerusalém”. Nessa fase, dado como louco, Blake ainda escreveu poemas líricos e herméticos como “Auguries of Innocence” (“Augúrios de inocência”), cujos versos iniciais, que de algum modo resumem a simbologia de seu pensamento, se tornaram célebres: “To see a World in a Grain of Sand / and a Heaven in a Wild Flower” (“Ver um mundo num grão de areia / e o céu numa flor silvestre”).
William Blake morreu em Londres em 12 de agosto de 1827.
No dia de sua morte, Blake trabalhava exaustivamente em A Divina Comédia de Dante Alighieri, apesar da péssima condição física que culminaria no seu fim. Seu funeral, bastante humilde, foi pago pelo responsável pelas ilustrações do livro, e apesar de sua situação financeira constantemente precária, Blake morreu sem dívidas.
Hoje Blake é reconhecido como um santo pela Igreja Gnóstica Católica, e o prêmio Blake Prize for Religious Art (Prêmio Blake para Arte Sacra) é entregue anualmente na Austrália em sua homenagem.

©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
&
Wikipédia

Obras


Poetical Sketches ( 1783 ).
There is no Natural Religion (1788) . All Religions Are One (1788).
Songs of Innocence ( 1789 ).
The Book of Thel ( 1789 ).
The French Revolution: A Poem in Seven Books (1791).
A Song of Liberty (1792).
The Marriage of Heaven and Hell ( 1793 ).
Visions of the Daughters of Albion ( 1793 ).
America: A Prophecy ( 1793 ).
Songs of Experience (1794).
Songs of Innocence and Experience ( 1794 ).
Europe: A Prophecy ( 1794 ).
The First Book of Urizen ( 1794 ).
The Book of Ahania ( 1795 ).
The Song of Los ( 1794/5 ).
The Book of Los ( 1795 ).
The Four Zoas ( 1797 ).
Night Thoughts (1797) (ilustrações).
Milton: A Poem ( 1804-1808? ).
Grave (1808).
Everlasting Gospel (1818).
Jerusalem ( 1804-1820? ).
The Ghost of Abel (1822).
Dante's Divine Comedy (1825) (ilustrações).
The Book Of Jó of Bible (1826) (ilustrações).

A Importância de William Blake para o Mundo Moderno


William Blake viveu o final do décimo oitavo século e o início do décimo nono, era um poeta profundamente ativo, em grande parte, responsável por provocar o movimento Romântico em poesia; alcançando resultados notáveis com os meios mais simples; restabeleceu a musicalidade do idioma inglês.
A pesquisa de William Blake e a sua introspecção na mente humana e alma resultou em seu íntimo o que se chamou mais tarde de “O Colombo da psique”, porque nenhum poeta existiu para descrever o que ele descobriu nas viagens interiores. Blake criou sua própria mitologia para descrever o que ele achou em sua alma. Ele era poeta realizado, pintor, e gravador.
Além todas essas realizações, Blake era um crítico social do próprio tempo e se considerou um profeta de tempos por vir. Toda sua poesia foi escrita como se estivesse a ponto de ter o impacto social imediato de um tempo novo.
Blake viveu durante um tempo de intensa mudança social. A Revolução americana, a Revolução francesa, e a Revolução Industrial aconteceram durante sua vida. Estas mudanças deram para Blake uma chance para ver um das fases mais dramáticas na transformação do mundo Ocidental de uma sociedade um pouco feudal, agrícola para uma sociedade industrial onde os filósofos e os pensadores políticos como Locke, Franklin, e Paine proclamaram os direitos do indivíduo. Algumas destas mudanças tiveram a aprovação de Blake, outras não.
Um exemplo da desaprovação de Blake de mudanças que aconteceram no seu tempo entra no poema “London” da obra: Songs of Experience. Em “ London “, que foi descrito como resumindo muitas implicações de Songs of Experience, Blake descreve as aflições da Revolução Industrial.
Um exemplo:
O narrador em “London” descreve o rio e as ruas da cidade londrina como controlada por interesses comerciais; referindo-se “mind-forged manacles”; Blake relaciona que a face de todo homem contém “Marcas de fraqueza, marcas de aflição”; e ele discute o “every cry of every Man” e “every Infant's cry of fear.” Blake conecta matrimônio e morte recorrendo a um “carro funerário” e descreve isto como “destruído com pestilência”. Ele também fala sobre “o suspiro” do Soldado infeliz e a “maldição da Meretriz jovem” e descreve “enegrecendo Igrejas” e palácios que escorrem em sangue (“London”).
Em “London”, e muitos dos outros trabalhos, Blake que lida com um tema semelhante, particularmente esses das Songs of Experience, golpeiam um nervo particular para esses homens que estão vivendo em uma sociedade onde o custo de vida comparada com renda é continuamente crescente. Os poemas dessa fase ressonam para uma geração que tem que lidar com problemas de população exponencialmente crescente e com rapidamente demandas crescentes em nossas instalações de imigração e recursos. Eles golpeiam uma corda especial com uma nação que, devido aos problemas acima mencionado, a elevação de crime violento, e outras considerações, está se dessensibilizando rapidamente às “marcas de fraqueza, marcas de aflição” que nós estamos ficando acostumados a ver nas faces de todos transeuntes.
Blake aprovou algumas das medidas que os indivíduos e sociedades levaram ganhar e manter liberdade individual. Era liberal em políticas, sensível às medidas opressivas do governo e favoravelmente inspirado pela Guerra Revolucionária americana e a Revolução francesa. Blake escreveu muitas coisas positivas e apreciativas sobre o pensador político americano revolucionário Thomas Paine.
Blake também aderiu muitas outras noções com que nós estamos agora familiarizados. Por exemplo, em Jerusalem, Blake propõe a Fraternidade de Homem como a única solução para os problemas do mundo, individual e internacional. De acordo com Blake, nós somos todos os irmãos porque nós somos todos os filhos do Pai, e todos têm o Jesus (que simboliza freqüentemente Imaginação, Humanidade, e a fonte de tudo para Blake) em nós.
As visões de Blake em religião também são particularmente pertinentes para o mundo moderno. Blake substituiu o ateísmo árido ou deísmo tépido do enciclopedistas e seus discípulos com uma religião pessoal. Além de rejeitar “ateísmo árido” e “deísmo tépido”, Blake atacou também religião convencional.
Em The Marriage of Heaven and Hell escreveu sobre as religiões “são construídas Prisões com pedras de Lei, Bordéis com tijolos de Religião” e “Como a lagarta escolhe as folhas para botar os ovos, assim o padre põe a maldição dele nas alegrias”. Em lugar de aceitar uma religião tradicional de uma igreja organizada, Blake projetou sua própria mitologia (baseada principalmente na Bíblia e na mitologia grega).
A religião pessoal de Blake era sua procura do Everlasting Gospel que ele acreditava, como escreveu: “todos tiveram um idioma e uma religião originalmente”. A religião de Blake era baseada na alegria do homem que ele acreditava ser Deus glorificado. Um das objeções mais fortes de Blake para o Cristianismo ortodoxo é que a doutrina encoraja a supressão de desejos naturais e desencoraja alegria terrestre; em A Vision of the Last Judgement, diz Blake que “não são admitidos os Homens no Céu porque eles governam suas Paixões”.
A última linha do poema épico inacabado dele The Four Zoas é “as Religiões escuras são passadas e doce a Ciência reina”.
Há inúmeras semelhanças entre nosso tempo e o de Blake. Ele teve a Revolução Industrial; nós estamos vivendo na idade da Revolução de Informação.
Blake viveu num tempo quando capitalistas da classe alta gananciosos exploraram a classe de trabalhadores para lucro pessoal, a coisa em nosso tempo se dá não como um grupo de pessoas, mas uma nação explorando outra.
Blake viveu em uma idade onde Deísmo, uma fé que negou qualquer possibilidade de experiência direta com Deus, tinha capturado as mentes das pessoas mais inteligentes; nós vivemos em uma idade de dúvida, enquanto procurando, rejeição de religião dogmática tradicional, e ciência sem experiência, a mística avança muitas vezes sem ética alguma.
Certamente as visões e os poemas de William Blake, não pertencem há um tempo passado, mas mergulham no futuro, na mitologia pessoal de cada um de nós, em busca de uma resposta para o nosso existir: O que fazemos aqui, no terceiro planeta de um pequeno sistema solar, num canto de um galáxia quase imperceptível no universo? A resposta, como queria William Blake: pode estar dentro de nós mesmos.
Sidinei Lander da Silva Pereira: Mestre de RPG, aprendiz de escritor, leitor voraz, quadrinista fanático, cinéfilo compulsivo, agnóstico independente, livre-pensador, fã incondicional de O Senhor dos Anéis (livro e filme), música para mim é Clássica, Jazz, Blues, Rock'n Roll e Metal! E tenho dois gatos... Quer saber mais sobre mim? Veja meu perfil no Google Plus!

0 comentários:

Postar um comentário

Atreva-se, diga-me o que está pensando!
Se veio até aqui, não recue!
Se és contra, a favor ou muito pelo contrário(?!),
tanto faz...
Afinal, esta é uma tribuna livre.
E uma certeza podes ter como absoluta:

RESPOSTA TU TERÁS!!!!!!